Maternidade consciente

O que é maternidade consciente???
Você considera-se uma mãe dona de suas escolhas??? 
Maternidade começa antes do que se imagina...começa naquele fatídico dia em que você fez xixi em um palitinho e apareceram duas listinhas(ai que frio na barriga que dá!).
Comecemos pelo parto, que o tema é amplo e sobra assunto pra mais tarde.
Quem é o seu obstetra?
Geralmente me deparo com gestantes que confiam cegamente nos seus médicos, geralmente médicos que atendem a família toda.
Não estou aqui para caluniar medico algum, apenas penso que devemos nos unir com profissionais que pensem como nós.
É aquela velha história...se você é vegetariano, não vá a uma churrascaria com esperança de comer a melhor salada do mundo, não vai rolar.
Quer uma cesárea? OK, você que sabe, alie-se a um medico que respeite isso.
Agora, se você deseja um parto normal, ou ainda, um parto humanizado, certifique-se que seu médico concorda, apoia, acredita na humanização do nascimento. Mas faça isso ANTES de chegar a hora de seu filho nascer. Não deixe para resolver isso mais tarde...resolva isso agora!
Antes de tudo, seja lógico: pergunte ao seu obstetra quantos nascimentos ele assiste por mês. Desse numero, veja quantos nasceram de parto normal.
Pergunte ainda qual a sua opinião sobre doulas, sobre liberdade de movimento durante o trabalho, quantas horas ele é capaz de esperar para que um bebê chegue, se ele usa corriqueiramente ocitocina sintética, se ele realiza partos sem episiotomia(o corte na vagina, aquele, lembra?),quais as suas reais indicações para uma cesariana, enfim...pergunte, pergunte, pergunte! Use suas consultas exaustivamente, use esse tempo que é só seu.
E não detenha-se apenas ao médico como fonte de informação. Busque livros, sites, palestras, e tudo mais que puder.
Busque apoio, busque amparo, busque uma equipe bacana...
Sugiro que a gestante tenha em mãos toda a informação possível para que sinta-se segura em suas escolhas.
Não se deixe levar...sempre é pra valer!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.