domingo, 7 de julho de 2013

Sexo na gravidez

Sexo na gravidez...
Esse assunto gera bastante polêmica, e como tudo que cerca uma grávida, merece atenção especial.
Quando uma mulher descobre que está grávida pela primeira vez, dificilmente está preparada para as mudanças que estão por vir. Essas mudanças tangem não só o corpo em constante transformação, mas também o psicológico dessa mulher, que estará mais frágil e sensível do que nunca.
O primeiro trimestre gestacional, apesar de para algumas mulheres nem se fazer perceber, para muitas é cheio de incômodos normais desse período, como náuseas, tonturas, desconforto e principalmente insegurança em relação a segurança do seu bebê(considerando que muitas mulheres abortam espontaneamente nesse primeiro momento gestacional). Além disso, existe uma baixa da libido. Isso é natural.
(Em gestações de risco ou com mulheres que tem histórico de aborto, é indicado que se converse com o obstetra de confiança para maiores recomendações e quem sabe, um breve recesso sexual, e qualquer sinal deve ser comunicado ao obstetra, como sangramento ou perda de líquidos.)
Passados os 3 primeiros meses, geralmente a gestante já está mais confortável com sua “condição gravídica”...começa a sentir os movimentos do bebê(aumentando sua confiança na capacidade de gerar) e, ainda, geralmente recupera seu desejo sexual.

Chegam então os mitos do sexo na gravidez...

-O pênis vai machucar o bebê?
Não, não vai. Primeiro por ele não alcançar o bebê, segundo devido ao fato de que o bebê está suuper protegido lá dentro do útero, e amortecido pelo líquido amniótico.

-O sexo vai causar aborto.
Não...o sexo na gravidez não causa aborto, não. Em gestações de risco, o que vale é o que o médico recomendar. Mas se sua gestação está saudável, nada lhe impede fisicamente de ter relações com seu parceiro.

-O bebê vai sentir...
O bebê, no começo da gestação, é pequeno demais para sentir esse tipo de coisa. E quando a gestação estiver avançada, ele apenas vai sentir estímulos motores, como se a mamãe estivesse se exercitando, caminhando ou algo do tipo.

-O orgasmo pode causar parto prematuro.
O orgasmo caracteriza-se, entre outras coisas, por contrações uterinas. Em uma gestação de baixo risco, isso não é um problema.
No final da gestação, inclusive, no caso da gestante ter optado pelo parto normal, essas contrações uterinas podem ser extremamente benéficas, preparando o corpo para o parto.
No sêmen, há uma substância chamada prostaglandina. Essa substância tem o poder de relaxar o colo do útero, sendo indicado então no final da gestação que se PRATIQUE SEXO como auxílio natural para o início do trabalho de parto(bom, né?). Além do mais, os hormônios liberados durante a relação sexual e o orgasmo relaxam a gestante, e isso é bom para o bebê.



Muitas vezes, a gestante não sente-se  confortável a praticar sexo com seu parceiro, por não sentir-se a vontade com o novo corpo que habita. Isso é muito comum e pode trazer insegurança. Acho importante lembrar que na gestação, o que vale é a intimidade do casal, ainda que seja para uma boa conversa ...se você não sente liberdade com seu corpo, é bacana  expor isso de forma tranquila, né? (E sinta-se linda! Com certeza você está!).
Conforme a barriga vai crescendo, as posições sexuais as quais a gestante estava acostumada podem ser desconfortáveis, e vale a adaptação ao novo momento. Conte com a colaboração do seu parceiro e redescubram-se! Toquem-se com carinho, com suavidade, com a gentileza que uma grávida merece! É o ápice da feminilidade!
Nos últimos meses, realmente o desconforto toma conta da gestante, que está com alguns quilos a mais, dores na coluna e inchaços...ela está no seu limite físico! O sexo aqui ainda é liberado, mas vale lembrar que nem só de penetração é feita uma relação sexual. Toques, mimos e carinhos são muito bem vindos.
Muitas vezes os homens sentem-se inseguros com a nova condição da companheira, que afinal, agora carrega seu filho no ventre. Isso pode travá-los. Geralmente uma consulta esclarecedora com o obstetra na presença do papai resolve tudo. Perguntem perguntem e perguntem! Sem medo de ser feliz, gente!
Sexo na gestação, se for da vontade e consentimento de ambos, não só não é prejudicial, como une e aproxima o casal, gerando cumplicidade e harmonia(e isso indiscutivelmente faz bem ao bebê: mamãe feliz, bebê feliz!).
Em suma, o que for bom para os dois é bom para o bebê.
Encontrei um vídeo bem bacana que mostra algumas posições que podem ajudar nessa hora, vale a pena conferir.





Espero ter ajudado.
Abração,

Kikadoula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.