segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ah, meninas!


   Hoje a tardinha, um rápido intervalo que tive enquanto as crianças lanchavam, li um artigo bem interessante sobre como conversar com meninas.
   Em um primeiro momento, pensei que fosse mais um desses discursos sexistas e machistas desses que vemos por ai, mas quando parei para ler, me surpreendi.
   O texto falava de como, mesmo sem perceber, tendemos para a futilidade e para a exacerbação estética quando conversamos com meninas. Naturalmente, acabamos reforçando a ideia besta de que mulheres só tem valor quando forem bonitas(leia aqui beleza externa, considerando que muitas pessoas ficam lindíssimas quando abrem a boca).
   Já viu como a primeira coisa que a gente fala quando conhece uma menininha é:" Que linda você é?"
   E dai ?
   E daí que assim a gente passa mensagem para essa menininha de que se ela não for linda, ela não tem valor...
   Isso é forte, minha gente.
   É forte porque quando essa menininha entrar na adolescência, e se encher de espinhas no rosto, e ver seus peitos crescendo desgovernadamente( até que ela se acostume com eles), ela vai achar que o mundo acabou, que ela não vale nada e que não se encaixa.
   Começará então uma saga interminável (que muitas de nós ainda não puseram fim) em busca de uma beleza de capa de revista e esquecendo do que lindamente carregam em seus valores, princípios e até naquela pintinha em cima do lábio(que vamos combinar, não faz de você uma baranga).
   Então ao lerem o artigo, pensem em como podemos fazer o bem ao tratarmos de valorizar o que nossas menininhas carregam dentro de suas cabecinhas. 
   Isso sim tem valor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.